Cada idade tem seu desafio

WhatsApp Image 2020-02-18 at 15.16.43Começo de ano, hora de organizar a agenda das atividades das crianças e as nossas prioridades. Os anos passam e a cada novo ciclo vem novas modalidades, novos desafios…
Aqui no Espaço ART no Ar sugerimos transições de maneira gradual, lenta, respeitando individualidades e dando ênfase em cada fase de desenvolvimento das crianças.
Nesse momento de transição ou mesmo experiência das novas aulas, muitas mães e alunos me questionam as divisões, “porque não posso ir para turma mais velha? Já sei subir no tecido…”
É ótimo que essa criança já saiba a técnica, mas melhor ainda se ela tiver tempo para refazer, experimentar de várias maneiras, conseguir brincar com esse conteúdo antes de mudar. Aqui nossas crianças são estimuladas a brincar, ser criança, experimentar diferentes possibilidades dentro do conteúdo ensinado. Não nos interessa despejar conteúdo nas nossas crianças e deixa-las preocupadas com “decorar” ou executar perfeitamente os movimentos e desafios das aulas.
O desenvolvimento técnico existe, é SUPER importante e pensado de acordo com a idade, tipos de movimentos e principalmente com a formação corporal das crianças. Temos o cuidado de planejar o conteúdo técnico a fim de excluir qualquer chance de lesões musculares ou articulares. Os alunos só irão mudar de turma, conteúdo e modalidade quando estiverem corporalmente aptos a executar essa transição.
Tudo tem seu tempo! Todas as crianças vão virar adultos e com a qualidade de vida que temos hoje em dia, serão adultos por muuuuuito tempo… Então porque vamos adiantar isso? Vamos estimular nossas crianças a brincar, curtir a infância e deixar que o tempo passe lentamente…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *