Crianças e Riscos

As aulas para crianças aqui no Espaço ART no AR começam aos 3 anos de idade. Comecei esse projeto quando minhas filhas eram pequenas, antes começávamos aos 5 anos de idade com as modalidades circenses, mas eu percebi que poderia contribuir bastante com essa faixa etária!

Uma criança de 3 anos de idade não vai aprender a fazer todas as modalidades circenses, não tem desenvolvimento motor, nem consciência corporal para executar uma estrela, uma subida no tecido acrobático, uma inversão no trapézio… Então, por que fazer aula de circo para crianças?!

A minha resposta é: para expor os pequenos a riscos controlados para que eles saibam lidar em situações de risco real! Gerações antigas eram muito mais expostas a riscos na infância, cada vez mais estamos cuidando para que nossos filhos não sofram nenhum tipo de acidente. Claro que eu não quero que minhas filhas se machuquem, mas quando elas subiam no sofá, eu só avisava “atenção na hora de descer”. Não ia tirar ela da situação… Caíram algumas vezes, mas aprenderam que se estiver em um lugar alto, podem cair, então tem que prestar Atenção!

Nas aulas de CIRCÃO as crianças vão experimentar esses medos, esses riscos, de uma forma controlada, aprendendo a respeitar o espaço do outro, a cooperar em grupo e a ultrapassar seus limites. Em turmas pequenas, vamos colocando as crianças de ponta cabeça no trapézio, pendurada no tecido acrobático, rolando pelo chão, saltando de uma pirâmide de Bambu, equilibrando numa corda bamba e para eles isso é só diversão!

Aqui nós ajudamos a trabalhar a confiança, consciência corporal e coordenação motora, mas em casa, os pais podem muito mais!!!

IMG_4527

Estudos contrariam pais superprotetores e sugerem parquinhos ‘perigosos’ a crianças Estadão: https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,estudos-contrariam-pais-superprotetores-e-sugerem-parquinhos-perigosos-para-criancas,70002852707?utm_source=estadao:whatsapp&utm_medium=link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *